Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

Aquidauana manterá barreiras sanitárias, fiscalização e flexibilização do horário comercial

18/06/2020 10:36

Em reunião convocada pela Administração Municipal com os membros e instituições integrantes do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus em Aquidauana, ontem, 17, realizada no pátio do CMEI Ver. Ademir Brites, foram apresentadas pela equipe de saúde municipal as ações adotadas após detecção do primeiro caso positivo de Covid-19; as recomendações e protocolos estaduais de enfrentamento à doença; foi apresentado um plano modelo de Sistema Municipal de Alerta Epidemiológico de Covid-19; foram avaliadas as ações administrativas de prevenção ao vírus e a situação epidemiológica de Aquidauana.

Participaram da reunião, o prefeito Odilon Ribeiro, vice-prefeita Selma Suleiman, secretários e assessores municipais, vereadores Nilson Pontim, Lenilda Damasceno e Gabriel Silvério; comerciantes, lojistas, academias, proprietários de lanchonetes e restaurantes noturnos; membros da Associação Comercial e Empresarial de Aquidauana, do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, do Sindicato do Comércio Varejista; do Shopping Barrakech; servidores da Vigilância Epidemiológica e Sanitária Municipal, integrantes do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI); diretoria dos hospitais de Aquidauana; militares do Corpo de Bombeiros, 7º Batalhão da Polícia Militar e do 9º Batalhão de Engenharia e Combate; e caciques e lideranças indígenas de várias aldeias do município. 

Na reunião, todos os presentes tiveram abertura para falar, expor suas opiniões e ao final debateram e votaram sobre as decisões administrativas para reforçar o cumprimento de medidas de prevenção e combate ao coronavírus, levando em consideração o avanço do vírus. 

Ficou decidido em reunião que a Prefeitura de Aquidauana manterá as barreiras de controle sanitário nas entradas de Piraputanga, que funcionam com profissionais de saúde e militares do 9º BECmb, 7º BPM e Corpo de Bombeiros; delegacia regional de Polícia Civil; a Secretaria Municipal de Saúde analisará a viabilidade e apoio das forças de segurança pública para instalar barreira de controle sanitário na entrada do Distrito de Cipolândia; o horário comercial diurno permanecerá flexibilizado, com expediente das 8h às 16h; e com o apoio da Polícia Militar, a Prefeitura de Aquidauana via Vigilância Sanitária atuará de forma mais rigorosa na fiscalização de bares e conveniências, haja vista que tem acontecido inúmeras denúncias e reclamações da população de que há aglomerações de pessoas consumindo em frente aos estabelecimentos, há descumprimento das normas de prevenção ao coronavírus e ao toque de recolher estabelecido até às 23 horas.

O prefeito Odilon Ribeiro agradeceu a presença de todos na reunião, destacou a importância do debate e tomada de decisões em conjunto no comitê, explicou sobre a destinação dos recursos que o Governo Federal irá enviar à Aquidauana, de forma parcelada, para ajudar a prefeitura diante da queda drástica na arrecadação municipal e fez um apelo público para que a população, empresas, comércios e instituições civis, militares e religiosas intensifiquem as ações de prevenção ao coronavírus.

"É uma pena que tem tantas pessoas seguindo as orientações de prevenção ao coronavírus e outros não tem dado a devida importância. O vírus não tem hora, não tem dia e não escolhe quem vai afetar. Todos estamos suscetíveis a sermos infectados. Precisamos prevenir, precisamos nos cuidar, precisamos urgentemente que a população faça a sua parte e intensifiquem a prevenção em suas casas, empresas, comércios, em todos os lugares, pois se houver um surto, uma infestação em massa, a cidade toda vai sofrer. Não sabemos o que vem pela frente, mas o que temos que fazer, cada um de nós e agora é prevenir, pois a situação é grave. Precisamos da ajuda e comprometimento de toda a população", afirmou o prefeito Odilon.




Fonte: AGECOM


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h