Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

CORONAVÍRUS| BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 30/06

30/06/2020 16:49

A Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana informa que hoje, 30 de junho, Aquidauana tem 04 novos casos confirmados de coronavírus.
Os novos casos confirmados são: 01 bebê, sexo masculino, 04 meses, deu entrada no Pronto Socorro do Hospital Regional de Aquidauana com suspeita de dengue grave. O Hospital Regional de Aquidauana há 16 dias encaminhou o bebê em vaga zero para o Hospital Universitário (HU), em Campo Grande. 
Na Capital, no Hospital Universitário, no dia 20 de junho, o bebê apresentou os primeiros sintomas gripais, foi colhida amostra RT-PCR (que não é teste rápido) e testou positivo para coronavírus. 
A mãe do bebê, 28 anos, que também estava no HU passou pelo exame RT-PCR e também testou positivo. Hoje, 30, a mãe e o bebê receberam alta do HU e estão retornando para Aquidauana, onde serão monitorados pela Vigilância Epidemiológica Municipal e cumprirão isolamento domiciliar. 
Tanto o bebê quanto a mãe foram para Campo Grande sem estarem com sintomas gripais e nem diagnóstico de Covid-19, mas após 06 dias de permanência no hospital na Capital, o bebê apresentou sintomas e precisou ser testado. 
Os outros dois casos positivos de Covid-19 são pai e filha, respectivamente, homem, idoso, 81 anos e a filha, 54 anos. Ambos tiveram contato com o rapaz de Anastácio, que era caso positivo de coronavírus e faleceu no dia 17 de junho. 
Os resultados dos exames do pai e da filha foram liberados hoje para a SESAU. Mas desde o último dia 17, quando foram identificados como contatos do caso confirmado, os dois estão cumprindo o protocolo de isolamento domiciliar e são monitorados pela saúde municipal. Os dois tiveram sintomas gripais, mas encontram-se em quadro estável. 
Com estes novos 04 casos, Aquidauana totaliza 05 confirmados de Covid-19, sendo 01 já recuperado. Há 24 amostras cadastradas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para teste de coronavírus.
A Vigilância Epidemiológica Municipal está colhendo amostras de todos contatos dos casos confirmados e solicitando que fiquem em isolamento domiciliar e atentos a qualquer sintoma, para comunicar a equipe de saúde.

📍Aquidauana, hoje, 30 de junho, registra:
➡️ 177 notificados;
➡️ 148 casos descartados de Covid-19;
➡️ 24 amostras no Lacen;
➡️ 05 casos confirmados;
➡️ 00 óbitos por Covid-19;
➡️ 01 recuperados

Fonte: AGECOM


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h