SAÚDE| Prefeitura instala base do SAMU, Saúde do Trabalhador, SAD e Farmácia Municipal

09/07/2020 11:41

No Bairro da Serraria, o prédio da UPA estava fechado há muitos anos, sem uso e sendo desgastado pelo tempo. A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento passou a fazer uso do prédio e nele instalou a Farmácia Municipal Genésio Constantino, o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), o Serviço de Saúde do Trabalhador e agora, oficialmente, a Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192).

Conforme explicou o prefeito Odilon Ribeiro, há muito tempo a equipe de SAMU solicitava um prédio, bem localizado, que acomodasse as viaturas e a equipe em plantão e com espaço para os treinamentos e cursos.

“O prédio da UPA estava fechado, sendo deteriorado pelo tempo e a prefeitura necessitava de um local melhor, mais amplo, bem localizado para mudar a Farmácia Municipal, o Serviço de Saúde do Trabalhador e instalar a base do SAMU. A Prefeitura de Aquidauana abriu o prédio da UPA para esses serviços à disposição da comunidade”, completou o prefeito, em visita às novas instalações da Farmácia Municipal e do SAMU, nessa semana.

A secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco Souza salientou que a boa localização e o espaço amplo favoreceram a mudança da farmácia municipal, do Serviço de Saúde do Trabalhador e a instalação da base do SAMU. “Ainda queremos trazer mais um serviço para esse prédio, estamos planejando colocar o NASF também sediado nesse prédio”, disse a secretária.

Conforme afirmou a secretária de Saúde, esses investimentos na mudança da farmácia, no SAD, no Serviço de Saúde do Trabalhador e na instalação da base do SAMU são ações práticas da prefeitura para levar um atendimento cada vez melhor e mais ágil para a população e melhorar o ambiente de trabalho dos servidores.

A Farmácia Municipal Genésio Constantino (que funcionava anexa à central de ambulâncias da prefeitura, onde a equipe sofria com a falta de espaço), agora tem uma recepção maior, salas amplas para estoque e armazenamento dos medicamentos, além do espaço garantir mais comodidade aos usuários e servidores da saúde em trabalho.

O Serviço de Saúde do Trabalhador atende todos os trabalhadores informais, formais, servidores públicos municipais, estaduais e federais. A equipe realiza atendimento com psicólogos, fisioterapeutas, médicos e enfermeiros e avaliação médica dos trabalhadores e atuam na promoção e prevenção da saúde do trabalhador, desenvolvendo ações como: palestras, treinamentos, capacitações e assessoria técnica de saúde em segurança do trabalho. O SAD, é um programa implantado nesta gestão municipal, para prestar um atendimento especial domiciliar, com equipe multidisciplinar que atendem aos pacientes acamados em suas residências. A equipe do SAD dá suporte aos ESFs e é acionada a qualquer momento, sempre necessário um pronto atendimento domiciliar, inclusive, com médico na residência. A equipe do SAD tem médico, enfermeira, técnico de enfermagem, nutricionista, assistente social e fisioterapeutas para atendimento domiciliar.

SAMU
Em nota, a equipe do SAMU publicou nas redes sociais: “O SAMU de Aquidauana tem quase 8 anos de funcionamento, atendendo Aquidauana e a região e, nesta gestão, podemos afirmar e comemorar nosso espaço, a nossa Base Descentralizada do SAMU de Aquidauana. Graças aos esforços de nossos servidores, amigos (as), coordenação, Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal de Aquidauana”.

A equipe de socorristas do SAMU, que ficam na base aguardando algum chamado de socorro, agora na sede própria ganharam salas para paramentação, alojamento, copa, sala de estudo e melhor estacionamento para as viaturas.

O SAMU de Aquidauana também conta ambulâncias novas atendendo as ocorrências e com a base descentralizada bem localizada, a equipe tem maior agilidade no deslocamento até as vítimas. Inclusive, as viaturas do SAMU já estão envelopadas e a equipe com paramentação adequada para auxiliar a SESAU nos atendimentos aos casos suspeitos e confirmados de coronavírus.

O SAMU 192 foi criado em 2003, é um serviço territorializado e móvel funciona através de regulação, onde a ligação é atendida por técnicos, que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização e sendo necessário as ambulâncias são acionadas

SERVIÇOS – ➡️SERVIÇOS – A Base do SAMU, o Serviço de Saúde do Trabalhador, SAD e a Farmácia Municipal estão instalados no prédio da UPA, na esquina das Ruas Giovane Toscano de Brito e Oscar Trindade de Barros, no Bairro da Serraria. O telefone do SAMU é 192 e funciona 24 horas por dia.

A Farmácia Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, aberta inclusive no horário de almoço e o telefone é 3241-1386.

No Serviço de Saúde do Trabalhador de Aquidauana o atendimento da equipe é de segunda a sexta-feira, nos horários das 7h às 11h e das 13h às 17h, o telefone é: (67) 99227-8795. O trabalhador que precisar de atendimento pode ligar e agendar ou ir diretamente ao local para atendimento.