Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

SAÚDE| Janeiro Branco trabalha a prevenção ao adoecimento emocional em Aquidauana

25/01/2021 14:31

Você sabia que é extremamente importante cuidar da saúde mental? Trabalhando essa temática de prevenção às doenças mentais e emocionais, a Prefeitura de Aquidauana por meio Secretaria Municipal de Saúde através de Equipe Multidisciplinar da Atenção Básica (EMAB) está realizando ações de conscientização da campanha “Janeiro Branco”.
A “Janeiro Branco” é uma campanha nacional que convida e conclama a população a refletir sobre a saúde mental, com o objetivo principal de promover a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional. 
Por conta da pandemia e para evitar aglomerações e priorizar o distanciamento social, as ações do Programa Municipal de Saúde Mental e da equipes do EMAB, as ações da campanha “Janeiro Branco” estão acontecendo com encontros de orientações e minipalestras nas salas de esperas dos postos de saúde, para pacientes que estão aguardando a consulta. Além disso, com protocolo de biossegurança, também estão realizando atividades em grupo com as equipes das unidades de saúde, visando a saúde do trabalhador e a sua prevenção do adoecimento. As psicólogas Suélen Arguelo e Geisiane Cruz também estão indo nas rádios locais para falar com os ouvintes sobre esse tema do  adoecimento emocional. 

Além de toda essa parte reflexiva, a campanha também discute doenças mentais não tão conhecidas e as mais faladas, como, por exemplo, a depressão, ansiedade, transtorno bipolar, síndrome do pânico, esquizofrenia, dependência química, que estão entre as doenças mentais mais versadas. Dentre as menos conhecidas, estão o transtorno delirante persistente, transtornos de personalidade e o obsessivo compulsivo (TOC).

Essa temática da campanha “Janeiro Branco” é tão importante, pois, por exemplo, a depressão, por exemplo, atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, afeta pessoas independente da faixa etária, etnia, raça, gênero ou classe social. segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

“Aproveitamos pra falar com a população, ali mesmo, nos postos de saúde, conversando, tirando dúvidas e explicando sobre os transtornos, onde e como buscar ajuda. Explicamos os caminhos para que a pessoa possa encontrar o atendimento que precisa para cuidar da sua saúde mental", completou a psicóloga Suélen Arguelo, do programa municipal de Saúde Mental, da Prefeitura de Aquidauana.

A CAMPANHA -  Janeiro Branco é uma campanha que surgiu em 2014, criada por um grupo de psicólogos de Minas Gerais. Este é o oitavo ano da campanha no Brasil, com a proposta de um mundo no qual as pessoas tenham mais responsabilidade consigo mesmas e com as outras, incentivando a autorreflexão sobre a própria vida, seus sentidos e propósitos.

A campanha é um desdobramento do Setembro Amarelo, também focado em saúde mental, e une, durante todo o mês de janeiro, ações e orientações de psicólogos e psiquiatras que estimulam pessoas a pensarem sobre o sentido e os propósitos de suas vidas, bem como a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas – seus pensamentos, emoções e comportamentos.

Fonte: AGECOM


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h