Saúde de Aquidauana aguarda entrega de vacinas para iniciar vacinação domiciliar dos idosos

29/01/2021 12:20

O Governo do Estado recebeu essa semana 10.200 mil doses da vacina e anunciou ontem, 28, que iniciaria já nesta sexta-feira (29) a vacinação dos idosos. Porém, até o final da manhã de hoje, 29, Aquidauana ainda não recebeu nova remessa de vacinas.
Conforme o Protocolo de Imunização contra a Covid-19, em Aquidauana, os idosos serão vacinados pela equipe de enfermagem da ESF ao qual ele é referenciado, ou seja, os idosos não deverão ir até o posto de saúde para receber a vacina, ele será imunizado na sua casa.
Essa decisão da SESAU é para evitar que os idosos, que são grupo de risco e muitos tem dificuldades para locomoção, tenham que sair de casa até a ESF, evitando aglomeração nos postos de saúde e evitando colocar em exposição e risco os idosos. Esse mesmo protocolo de vacinação domiciliar dos idosos foi adotado na aplicação da vacina H1N1.
O município aguarda novas doses e orientações do Ministério da Saúde e Governo do Estado sobre a vacinação dos idosos. “Aquidauana ainda não tem como iniciar a vacinação de idosos, pois estamos aguardando novas doses de vacina e também qual a faixa etária que deverá ser imunizada entre os idosos. Pedimos a compreensão da população, pois a escassez de vacina é um problema nacional”, explicou a secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco Souza.
Aquidauana tem 1.105 idosos com mais de 80 anos. Nessa 3ª remessa de vacinas que ainda devem chegar, mas ainda sem previsão de data. Conforme dados preliminares enviados a SESAU, nessa 3ª remessa, Aquidauana tem a previsão de receber 220 doses da Coronavac, que atenderão apenas aproximadamente somente 20% da população desse grupo de idosos. Essa realidade de vacinas insuficientes para os idosos é vivenciada por todos os municípios do MS e do Brasil.
Por isso, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) encaminhou um documento ao Governo do Estado de MS, sugerindo que seja alterada a faixa etária de vacinação dos idosos, pois a quantidade de vacina que o Estado tem é insuficiente para os municípios baterem a meta de 100% e imunizarem todos os seus idosos acima de 80 anos.
A proposta do CONASEMS ao Governo do Estado é de que sejam imunizados com essas 10,2 mil doses, os idosos a partir de 90 anos. No caso de Aquidauana, há cerca de 176 idosos nessa faixa etária.