Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

SAÚDE| Reunião define que responsabilidade da vacinação dos indígenas não é dos municípios

29/01/2021 12:54

Nesta sexta-feira, 29, a secretária municipal de Saúde e Saneamento, Cláudia Souza em live na página do facebook da Prefeitura de Aquidauana, prestou esclarecimentos à população sobre a vacinação contra a Covid-19 em Aquidauana. Vários pontos importantes sobre a vacinação foram detalhados, inclusive, a questão da vacinação da população indígena aldeada em Aquidauana.
Para a vacinação da população indígena aldeada de Aquidauana, o Governo do Estado enviou para o município 7.440 doses de Coronavac, ou seja, somadas a 1ª e 2ª doses para atender 3.720 indígenas. Até o momento, a SESAU entregou para a SESAI 3.560 doses, as quais a SESAI tem a obrigação de imunizar, acondicionar e transportar até as aldeias e, também, informar à SESAU os dados pessoais dos indígenas imunizados.
Sobre as vacinas destinadas aos indígenas, a responsabilidade da Prefeitura de Aquidauana é de receber do Estado, armazenar as vacinas - porque a SESAI não tem onde guardar -, e, por fim, repassar as vacinas para a SESAI, que a partir daí é integralmente responsável para fazer chegar as vacinas até os indígenas aldeados.
A situação de atraso no recebimento de informações sobre a vacinação dos indígenas foi comunicada oficialmente pela SESAU ao Ministério Público Federal, ao DSEI e à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MS).
Na última terça-feira, 26, em Campo Grande, uma reunião entre o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende e o Cel. Joe Saccenti Júnior - coordenador do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) de MS, que é ligado ao Ministério da Saúde, definiu que os municípios não se responsabilizarão pela vacinação dos índios aldeados, sendo que todo esse trabalho será realizado pelo DSEI. Também ficou acordado que o DSEI deverá informar oficialmente aos municípios a listagem dos indígenas vacinados. Participaram dessa reunião a convite da SES-MS, os secretários municipais de Saúde de Aquidauana, Brasilândia e Douradina.
Conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, a campanha de vacinação na população indígena avança em MS, em parceria com o DSEI, atingiu 26% da população vacinável imunizada e a previsão de 100% vacinada num prazo de 30 dias. Esses números foram apresentados na reunião da última terça-feira, 26, em Campo Grande. 

Fonte: AGECOM/ Foto: Ricardo Minella (SES)


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h