CORONAVÍRUS| Saúde presta esclarecimentos sobre a vacinação e divulgará lista dos vacinados

29/01/2021 20:00

A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento fechou o balanço dos dez primeiros dias de vacinação contra a Covid-19.
A 1ª remessa da vacina contra a Covid-19 que Aquidauana recebeu foram 8.446 doses e seringas, destinadas para atender ao todo 4.223 pessoas com a 1ª e 2ª doses. Todas essas doses de Coronavac foram produzidas pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan (São Paulo).
A 2ª remessa de vacinas que Aquidauana recebeu foi da vacina Astrazeneca, sendo 350 doses, destinadas unicamente para atender com a primeira dose dos profissionais de saúde da linha de frente de Covid-19.
A 3ª remessa de vacinas, chegaram nesta tarde de sexta-feira, 29, a terceira remessa de vacinas, sendo 22 frascos com 10 doses, totalizando 220 doses da vacina Coronavac. Essas novas doses serão utilizadas para, a partir da próxima semana, imunizar os idosos acamados acima de 90 anos. A SESAU aguarda receber mais doses e orientações do Ministério da Saúde e Governo do Estado para ampliar a vacinação dos idosos.
Nesta sexta-feira, 29, a secretária municipal de Saúde e Saneamento, Cláudia Souza em live na página do facebook da Prefeitura de Aquidauana, prestou esclarecimentos à população sobre a vacinação contra a Covid-19 em Aquidauana. Vários pontos importantes sobre a vacinação foram detalhados. Confira abaixo:

DOSES APLICADAS
Das 8.446 doses de Coronavac recebidas, nesta 1ª fase de vacinação o público-alvo definido pelo Ministério de Saúde para receber as vacinas são: indígenas aldeados, idosos e trabalhadores do Asilo São Francisco; trabalhadores de saúde das salas de vacina; e trabalhadores de saúde públicos e privados, tanto urgência quanto atenção básica, envolvidos diretamente na atenção de referência para casos suspeitos e confirmados de Covid-19.
Da Coronavac já foram aplicadas até ontem, 29, pela equipe da Saúde Municipal as primeiras doses para: 231 trabalhadores do Hospital Regional de Aquidauana; 42 funcionários do Hospital Funrural; 105 funcionários do Hospital Cassems; 04 profissionais de sala de vacina; totalizando 382 trabalhadores em saúde imunizados.
No Asilo São Francisco foram utilizadas 39 doses, entre idosos e funcionários da instituição. Somando todos dos público-alvo, Aquidauana já imunizou 421 pessoas com a 1ª dose da Coronavac.
As 350 doses da vacina da Astrazeneca começarão a ser utilizadas na segunda-feira, dia 1º de fevereiro e, conforme, determinou o Ministério da Saúde, serão exclusivamente para atender os profissionais de saúde da linha de frente de Covid-19.

LISTA DA VACINA – A lista nominal das pessoas imunizadas, de 19 a 28-01-21, pela equipe da Saúde Municipal de Saúde será disponibilizada na segunda-feira, 01 de fevereiro, no Site da Prefeitura de Aquidauana: www.aquidauana.ms.gov.br .  Todas as sextas-feiras, a SESAU atualizará a lista com os vacinados da semana.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento encaminhará todas às quintas-feiras a lista para a Coordenação Estadual de Imunização de MS e, também, ao entregará semanalmente ao Ministério Público de Aquidauana a listagem dos imunizados. A Coordenadoria da Vigilância Epidemiológica Municipal tem também a obrigação de inserir os dados pessoais de cada cidadão que for vacinado no sistema do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

VACINAS RESERVADAS - A SESAU está armazenando as vacinas para a aplicação da segunda dose de quem tomou a primeira, para que possam começar a receber a dose de reforço. A reserva dessa 2ª dose se faz necessária porque não pode misturar as vacinas, ou seja, quem tomou Coronavac na 1ª dose não pode tomar da Astrazeneca na 2ª aplicação.

SERINGAS - A Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana recebeu 14 mil seringas do Governo do Estado. O município também adquiriu mais 5 mil seringas e já fez a solicitação de mais 10 mil unidades. Essas aquisições foram feitas com recurso próprio. As próximas seringas já solicitadas pelo município serão para atender as próximas fases da campanha.
Somando o que foi destinado pelo Estado com o comprado pelo município, a Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana tem, até o momento, quantitativo de seringas suficientes para atender todas as doses que foram enviadas nessa primeira fase.
A Prefeitura de Aquidauana também adquiriu com recurso próprio para atender essa fase da campanha, além das seringas, as luvas de procedimento, coletores e agulhas.