COVID| Aquidauana abre pré-cadastro de vacinação para profissionais de saúde da rede privada

09/02/2021 14:06

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana informa que, a partir desta terça-feira, 09/02, está aberto o pré-cadastro os profissionais de saúde da rede privada que querem receber a vacina contra a Covid-19 e os idosos a partir de 80 anos. Os idosos a partir de 80 anos estão sendo vacinados em suas casas e quem não recebeu a visita da equipe da saúde pode acionar pelo serviço de WhatsApp do cadastro.

Podem se cadastrar, os profissionais de saúde da rede privada que trabalham em Aquidauana. Para se cadastrar o profissional deve enviar mensagem de WhatsApp  para o nº (67) 99289-3107. Esse telefone é apenas para mensagem e não recebe ligações. O horário de atendimento para cadastro é de 2ª a 6ª feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Podem se cadastrar nesta etapa de vacinação: médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas, fisioterapeutas, técnicos em laboratórios de análises clínicas, recepcionistas e profissionais de limpeza que trabalhem na área de saúde em clínicas e consultórios, farmacêuticos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos veterinários, agentes funerários, entre outros trabalhadores da área de saúde da rede privada.

Como será o dia da vacinação? - No dia da vacinação será obrigatório apresentar documento de identidade com foto, CPF, documento do conselho profissional, contrato de prestação de serviços ou o holerite.

REGRAS PARA CADASTRO - É importante ressaltar que não se trata de agendamento para receber a vacina, mas um pré-cadastro que auxilia a SESAU na dinâmica e organização da campanha, pois o município tem recebido quantidades limitadas de doses.

No atendimento via WhatsApp, um profissional da SESAU irá solicitar os dados pessoais e o documento de comprovação da formação e atuação na área da saúde. Sem comprovar o exercício da profissão não será possível receber a vacina, pois as doses são rastreadas e designadas nessa etapa para atender os profissionais de saúde em atuação na rede privada.

A SESAU alerta que não adiantará fazer o cadastro se não forem comprovadas as informações pessoais e de formação que o sistema de imunização solicita, pois a SESAU precisa prestar contas de cada dose de vacina para o Ministério da Saúde e o Governo do Estado. Atenção: a não comprovação implicará no impedimento da pessoa agendada receber a vacina no dia e horário agendados.

A SESAU informa que o número de vagas disponíveis para o agendamento está limitado ao número de doses de vacinas recebidas pelo município. Ou seja, só serão agendados a quantidade de profissionais equivalentes ao quantitativo de doses disponíveis.

A veracidade das informações e documentos apresentados para receber a dose da vacina contra a Covid-19 são de responsabilidade da pessoa agendada e/ou da instituição emissora da declaração serviço de saúde que comprove o vínculo empregatício da pessoa; com a ciência de que responde civil e criminalmente, caso haja omissão de fato ou prestação de informações não verdadeiras.

Para que esses profissionais sejam imunizados é necessário que os estabelecimentos em que eles atuam estejam cadastrados no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde). Caso os estabelecimentos não estejam cadastrados, os proprietários das empresas devem entrar em contato com a Secretária Municipal de Saúde, Setor de Auditoria e pedir para regularizar a situação. O telefone de contato é: (67) 3241-1400, atendimento de 2ª a 6ª feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.