Prefeitura em alerta para atendimentos às famílias afetadas pelas chuvas

16/02/2021 20:18

Desde o começo da manhã de hoje, 16, as equipes do Plantão Social da Prefeitura de Aquidauana, Defesa Civil e das Secretarias Municipais de Obras e Planejamento estão nas ruas atendendo aos moradores que foram afetados com alagamentos causados pelo grande volume das chuvas. ⚠ Precisa de ajuda, ligue ou mande whatsapp para o Plantão Social : (67)99288-3963 ou 193 (Corpo de Bombeiros)

Agora há pouco, 18h30min, o nível do rio Aquidauana marca 6 metros, segundo aponta a Agência Nacional de Águas (ANA), que tem uma estação de medição na Ponte Velha. Pouco antes, por volta das 16h30min, estava marcando 5,40m, ou seja, em cerca de 2h, seu nível subiu 40 centímetros. Em Corguinho e Rochedo, em que estão as cabeceiras do rio Aquidauana está chovendo bastante e o rio Aquidauana está muito cheio nessas duas cidades, por conta disso, aqui no município o rio já começa a aumentar seu nível e vazão.

Conforme informou a Defesa Civil Municipal, em Aquidauana, os registros pluviométricos confirmam que o acumulado de chuvas nas últimas 48 horas é de 215 milímetros. Com isso, muitas calhas de casas cederam e outras residências construídas abaixo do nível das ruas acabaram sendo alagadas e a prefeitura precisou socorrer as famílias.

Uma equipe da Prefeitura estará indo amanhã para vistoria das pontes e estradas vicinais, em pontos de alagamento, para averiguar a situação e tomarem as providencias necessárias, para não deixar moradores isolados.

⚠Com o aumento repentino do nível do rio Aquidauana e por prevenção, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Paróquia Imaculada Conceição, já organizou neste final de tarde um abrigo, caso hajam famílias que necessitem sair de suas casas por conta dos alagamentos.

Até o momento, a Prefeitura de Aquidauana já atendeu 10 famílias, com lonas, cestas básicas e desobstrução das saídas de água. Não há nenhuma família desabrigada e nem desalojada. O Corpo de Bombeiros também auxilia nas áreas de difícil acesso para aos atendimentos.