PRODUÇÃO| Aquidauana receberá recursos do PAA para fomentar a agricultura familiar

19/02/2021 21:05

Hoje, 19, Aquidauana entra para o rol dos municípios contemplados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Governo do Estado para receber recursos do Programa de Aquisição Alimentar (PAA). O prefeito Odilon Ribeiro foi o primeiro prefeito a assinar o convênio para o PAA em Aquidauana. A assinatura aconteceu hoje em Campo Grande, na Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), com o secretário Jaime Verruck. Aquidauana receberá R$ 65 mil em recursos, para aquisições de alimentos de pequenos produtores da agricultura familiar. "Esse programa trará recursos que irão fomentar e incentivar os pequenos produtores do município a produzirem mais e, principalmente, diversificarem as culturas. É mais renda para agricultura familiar e mais alimentos saudáveis para rede socioassistencial do município, produtos que irão alimentar quem mais precisa, em situação de vulnerabilidade", afirmou o prefeito Odilon Ribeiro, agradecendo ao Governo do Estado e MDS pela parceria com Aquidauana. O PAA na modalidade Compra com Doação Simultânea, atua em duas frentes: ao comprar o alimento diretamente do pequeno agricultor, valoriza e estimula a atividade da agricultura familiar, fortalecendo esse segmento e incentiva a organização desses trabalhadores em cooperativas ou associações. Os alimentos adquiridos são doados às entidades da rede socioassistencial: CRAS, CREAS, rede pública e filantrópica de ensino, Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua, equipamentos que ofertem o serviço de acolhimento e entidades de assistência social), aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional (restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos). Pelo PAA cada agricultor habilitado receberá um cartão onde o recurso será depositado diretamente. Para estar apto, o produtor tem que oferecer no mínimo três diversidades de culturas. A partir da assinatura, a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), inicia o processo dos convênios com os municípios. A secretaria também fará a chamada pública para habilitar os produtores. "O programa é importante porque ele dá segurança ao segmento da Agricultura Familiar e atende a população mais carente. Isso vai ao encontro com o que o governador Reinaldo Azambuja nos orienta sempre de integrar as ações para beneficiar várias cadeias.", disse o secretário da Semagro, Jaime Verruck.

Fonte: AGECOM - Com informações da SEMAGRO