ASSISTÊNCIA SOCIAL| Projeto Bombeiros do Amanhã inicia suas atividades presenciais

08/09/2021 12:24

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (8), a solenidade de abertura do projeto Bombeiros do Amanhã nas dependências do quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Aquidauana (1º SGBM/Ind). O projeto Bombeiros do Amanhã funciona por meio de parceria da Prefeitura de Aquidauana via Secretaria de Assistência Social (SAS) com o 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Aquidauana e, atualmente, atende crianças de 08 a 12 anos de idade, no contra turno escolar.

O projeto foi implantado em Aquidauana, na gestão do prefeito Odilon Ribeiro, no ano de 2019, e tem por finalidade evidenciar na rotina das crianças o civismo e o patriotismo, bem como, a pratica de atividades físicas e noções das atividades desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros. Também é oportunizado aos alunos, o conhecimento em outras áreas como aulas de música, tênis e natação, somado a isso, é ofertado o acompanhamento didático pedagógico.

Para o ano letivo de 2021, serão atendidas 35 crianças dos mais diversos bairros de Aquidauana. Na oportunidade, foram entregues as crianças os uniformes que são ofertados pela Prefeitura de Aquidauana via SAS. Para que o projeto seja desenvolvido são designadas 4 pessoas que trabalham diretamente com os alunos, sendo um bombeiro militar Cb BM (Alexandre Hermes Toledo), uma monitora pedagógica (Gleise Laine da Silva Lopes), uma merendeira (Andreia Benteu) e uma estagiária de Pedagogia (Camila Ferreira Evangelista).

O subcomandante do 1º SGBM/Ind, 1ºtenente QOBM, Douglas Oliveira de Souza Neto, durante a sua fala destacou o valor que o projeto representa para os militares da unidade, bem como para as crianças e familiares, pediu empenho de toda corporação na execução do programa. Também falou da transformação que as crianças sofrem ao término do projeto. E, finalizando, o subcomandante destacou a importância do apoio recebido da Prefeitura de Aquidauana, que sem este respaldo não seria possível a realização do projeto.

Já o secretário de Assistência Social, Marcos Chaves, que no ato representou o prefeito Odilon Ribeiro, mas uma vez enfatizou a satisfação do retorno dos Projetos Sociais mantidos pela prefeitura ou que a instituição é parceira. “Nos próximos 15 dias, vamos reativar os demais projetos. Nossa equipe está empenhada para dar o melhor de cada um, para que, em breve, possamos atender a todos. Sempre foi um sonho da gestão municipal incluir as meninas nesse projeto e, hoje, vemos com muito orgulho a inclusão de meninos e meninas em todos os projetos sociais da prefeitura”, finalizou o secretário.

Ao final, como já é tradição, foi feito o tradicional “batismo da turma”, que é um banho com esguicho de água com a mangueira de um dos caminhões-tanque usado pelo Corpo de Bombeiros de Aquidauana. A criançada adora!