GESTÃO| Bairro Arara Azul ganha novo posto de saúde para atender mais de 440 famílias

10/09/2021 12:49

Na manhã desta sexta-feira, 10, aconteceu a solenidade de inauguração da nova unidade de estratégia de saúde da família Drª Célia Vaz de Campos Trindade, a ESF do bairro Arara Azul. Esta obra, integra as ações em comemoração aos 129 anos de Aquidauana.

Conforme explicou o prefeito Odilon Ribeiro, ele e a equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, cientes da necessidade de implantação do Plano Municipal de Saúde e da ampliação dos serviços de saúde no bairro Arara Azul e Jardim Aeroporto, principalmente, após o grande crescimento populacional naquela região, organizaram o planejamento técnico e financeiro da secretaria para o projeto de reforma do prédio e estruturação da ESF.

O prédio onde foi instalada a nova ESF foi inteiramente reformado e adequado, ganhando novos sanitários, acessibilidade, consultório odontológico, salas de atendimento e recepção, um investimento total de R$ 52 mil reais, aplicados pela prefeitura via Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAU).

No prédio, antigamente, funcionava uma creche, que foi desativada com a inauguração dos novos CMEIS e, desde então, o prédio estava fechado e em desuso, mas, foi recuperado e, agora, servirá para unidade de saúde.

No ato de inauguração, a secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco Souza, agradeceu a todos os secretários e equipes envolvidas na obra, bem como, ao apoio do prefeito Odilon, pois desde 2019, a prefeitura trabalha na regularização, credenciamento da ESF Drª Célia Vaz de Campos Trindade no Ministério da Saúde e, hoje, a unidade, de fato, abre as portas para atender a população.

De acordo com dados da SESAU, estão cadastrados na área de abrangência da nova Unidade de Estratégia de Saúde da Família 1429 pessoas, aproximadamente 448 famílias, que terão à disposição os atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos.

A ESF Drª Célia Vaz de Campos Trindade conta com uma equipe formada por 03 agente comunitário de Saúde, 01 enfermeira, 01 técnico de enfermagem, 01 médico, 01 dentista, 01 auxiliar de saúde bucal, 01 auxiliar de serviços gerais e 01 recepcionista, contando, também, com o apoio da Equipe Multidisciplinar (fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, psicólogo e assistente social).

Participaram da solenidade de inauguração, além dos profissionais de saúde, secretários municipais, os vereadores Everton Romero, Sargento Cruz, Professor Clériton Alvarenga, Chico Tavares, Humberto Torres, Marquinhos Taxista, Nilson Pontim, Reinaldo Kastanha, Sebastiãozinho do Taboco, Tião Melo, Valter Neves e Anderson Meireles.

Na ocasião também estiveram prestigiando a inauguração, a primeira-dama Maria Eliza Garcia e as amigas da saudosa Drª Célia, Professora Sônia Oshiro e a escritora Jandira Trindade, integrante da Academia Feminina Sul-mato-grossense de Letras. Ao fazer uso da palavra representando o legislativo, o vereador Everton Romero destacou a importância da abertura da nova ESF no bairro e frisou que a Câmara Municipal continua aberta ao diálogo e discussão com o Poder Executivo para fomentar projetos e ações de interesse para a população.

A HOMENAGEADA – A ESF recebeu uma placa que fora descerrada nesta manhã, com o nome da Drª Célia Vaz de Campos Trindade, com aprovação da Câmara Municipal de Vereadores e, numa iniciativa, da Administração Municipal em homenagear a médica que tanto fez pela população aquidauanense.

Drª Célia Vaz de Campos Trindade, formada em direito, servidora pública aposentada, faleceu em 23 de janeiro de 2013 de parada respiratória, no Hospital da Cidade em Aquidauana onde lutava contra um contra um tumor localizado na cabeça.

A Dra. Célia era respeitadíssima em toda a Aquidauana e região, se destacando por ser uma pessoa séria, honesta, eficiente, correta e, acima de tudo, justa. Por muitos anos, ela foi a responsável pela Receita Federal em Aquidauana, onde se aposentou. Foi presidente do Clube Feminino na época dos melhores momentos do clube, quando foi instalado o buffet e as festas eram frequentes e animadíssimas.

Após sua aposentadoria, passou a presidir o Asilo São Francisco, quando deu uma nova dimensão a essa entidade. Drª Célia foi diretora administrativa do Hospital Regional Dr. Estácio Muniz, no qual desenvolveu suas funções de maneira brilhante, contribuindo para a saúde de nossos munícipes e população de toda a micro região.

Ela também atuou como diretora do Rotary Clube e, já sentindo os primeiros sintomas da doença, passou a ser a Coordenadora Geral da Escola e do Centro de Reabilitação Helena Antipoff, da Pestalozzi até a data de seu falecimento.

A Drª Célia Vaz foi casada com o Dr. Ivan Espindola Trindade, advogado e ex-vereador, que faleceu aos 77 anos em 2015, com quem teve os filhos Ana Paula e Paulo André e os netos Yasmin, Yan, João Victor e Mariah.