EVENTO| Aquidauana promove 3ª Audiência Pública do Plano Municipal de Educação

03/05/2022 11:43

Com o objetivo de apresentar, analisar e aprovar o Relatório de Monitoramento e Avaliação, referente ao período de 2020 e 2021 do PME/Aquidauana, a Secretaria Municipal de Educação de Aquidauana realizou a III Audiência Pública do Plano Municipal de Educação.

Nessa audiência pública, que foi aberta à participação do público, estiveram presentes gestores municipais das escolas das redes municipal, estadual e particular, coordenadores pedagógicos, membros dos conselhos municipais, sindicatos da categoria e professores.

A III Audiência Pública da Educação aconteceu na segunda-feira, 02, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Durante a audiência pública, o público pode conhecer e se informar, sobre o andamento das políticas públicas e ações voltadas à educação e ao Plano Municipal de Educação (PME/Aquidauana).

Na mesa de abertura dos trabalhos da audiência, estavam presentes a secretaria municipal de Educação - Wilsandra Béda, Prof. Luzia Cunha – representando o prefeito Odilon Ribeiro, Lindinaldo Costa e Joelma Medeiros, do Conselho Municipal de Educação, Gleide Godoy – coordenadora da CRE 1 da Secretaria de Estado de Educação de MS, vereador Chico Tavares - representando a Câmara Municipal, Hilda Romero – diretora do IFMS/Campus de Aquidauana, Cristiane Ocampos – chefe de gabinete da SEMED.

Os secretários municipais Ernandes Peixoto (Finanças) e Ronaldo Ângelo (Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas) também estiveram participando da audiência pública, junto com os membros que trabalharam na elaboração do Plano Municipal de Educação.

A referida audiência teve como temática o monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação do setor educacional público e privado do município de Aquidauana nos anos de 2020 e 2021. Durante o evento foram apresentadas as vinte metas elencadas no PME e o cumprimento das estratégias desenvolvidas nos anos de 2020 e 2021.

A gestora municipal de Educação, Wilsandra Béda agradeceu a presença de todos na audiência e enfatizou que “é importante a participação da sociedade civil e as organizações governamentais e não governamentais, principalmente diretores, professores, coordenadores, alunos e familiares, para tomarem conhecimento das ações do Plano Municipal de Educação”.

“A audiência pública é um momento muito importante de discussão de exposição de ideia, de sugestões e de esclarecimento de dúvidas. Ao final da audiência, a plenária votou pela aprovação do relatório final do Plano Municipal de Educação. Uma decisão e conquista importante para a nossa educação municipal”, finalizou a secretária Wilsandra.

O Plano Municipal de Educação aprovado em conformidade com a Lei ordinária nº 2.420/2015, tem a vigência por 10 anos, visa o cumprimento do disposto no Art. 214 da Constituição Federal, alinhado a Lei Federal n. 13.005/2014 e Lei Estadual n. 4.621/2014 que aprovou o Plano Estadual de Educação.