Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

SAÚDE| Equipes participam de treinamento de prevenção ao tabagismo em Aquidauana

09/05/2022 09:33

Com o objetivo de trabalhar a temática da Prevenção da iniciação e Manejo do Tabagismo, os enfermeiros das ESF’s, equipe multidisciplinar e psicólogos da rede municipal de Saúde de Aquidauana, participaram de um treinamento, na última quinta-feira, 05.

O treinamento também faz parte das ações do Programa Nacional de Controle de Tabagismo e prepara as equipes para as atividades em alusão ao 31 de maio: “Dia Mundial Sem Tabaco”. As equipes participaram do treinamento no auditório do ESF João André Madsen.

O treinamento foi ministrado pela enfermeira Milena Aparecida Vasconcelos, coordenadora do Programa Nacional de Controle de Tabagismo e é fundamental para aumentar o conhecimento e as habilidades necessárias, no sentido desses profissionais darem suporte aos pacientes durante o processo de cessação.

 "Com o treinamento, todas as nossas EFS’s abrangem o programa com acolhimento e triagem dos pacientes. Vamos à luta para uma Aquidauana sem tabaco, vamos à luta por um Brasil sem tabaco", disse a coordenadora Milena Vasconcelos.

O Programa Nacional de Controle de Tabagismo tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens; para promover a cessação de fumar; e para proteger a população da exposição à fumaça ambiental do de tabaco e reduzir o dano individual, social e ambiental dos produtos derivados do tabaco.

Pelo fato de que o tabagismo é um problema identificado frequentemente no âmbito da atenção primária, o atendimento aos pacientes que fumam deve ser qualificado. A equipe de saúde, necessita de treinamento para identificar o indivíduo tabagista e orientar para cessação do fumo. O envolvimento dos profissionais de saúde é essencial em um programa de cessação do uso de produtos derivados do tabaco.

Fonte: AGECOM


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h