SESAU| Agentes Comunitários participam de capacitação do Programa Equidade em Saúde

10/05/2022 15:45

Nessa terça-feira, 10, foi a vez dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Aquidauana participarem um momento de estudo e capacitação, sobre as políticas de equidade em saúde. O encontro para capacitação aconteceu no IFMS/Campus de Aquidauana.

A Gerência de Equidade em Saúde e Ações Estratégicas, considerando as desigualdades sociais em relação ao acesso as políticas públicas e ao cuidado em saúde, viu a necessidade de publicizar, em todos os níveis de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), sobre as políticas de equidade em saúde, destacando as singularidades de cada população em situação de vulnerabilidade.

Diante disso, a foi necessário promover a capacitação com os dos Agentes Comunitários de Saúde de Aquidauana, visando capacitar os servidores para uma abordagem e acompanhamento qualitativo e diferenciado a estas populações.

A capacitação foi ministrada pela enfermeira Milena Ap. Vasconcelos, da Coordenadoria Municipal de Equidade, Geani Almeida, da Gerência Estadual em Equidade Estadual e, que também, contou com a participação da coordenadora do programa IST  - Bruna Murcha e a coordenadora dos ACSs, Josiele Gama.

Conforme a UNASUS -  Universidade Aberta do SUS, o princípio da equidade norteia as políticas de saúde pública brasileira, reconhecendo as necessidades de grupos específicos e atuando para reduzir o impacto das diferenças. No SUS, a equidade se evidencia no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados.