Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

EVENTO| Programação da Semana do Trabalhador atrai profissionais de diversas categorias

12/05/2022 10:06

Ontem (11), foi primeiro dia do evento “Semana do Trabalhador”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana (SESAU), através do SAMU e da Vigilância em Saúde do Trabalhador, contou com a participação de profissionais de diferentes setores. O evento acontece nos dias 11 e 12 na Câmara Municipal de Aquidauana e no dia 13/05, em frente a Escola Erso Gomes.

No período da manhã de ontem, 11, foi abordado o tema "Dia do Trabalhador", voltado para profissionais da segurança, dentre eles, policiais militares e do corpo de bombeiro, vereador Humberto Torres, representando a Câmara Municipal de Aquidauana e vários servidores da saúde.

Dentro da temática foi apresentada a perspectiva do servidor como trabalhador exposto aos riscos ocupacionais, principalmente sobre o transtorno mental relacionado ao trabalho, ainda subnotificado pela desinformação, pela exposição e pelo preconceito acerca do assunto. 

Nas explanações apresentadas pela palestrante Maria Madalena Xavier, coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST de MS, a compreensão da estrutura em rede e dos direitos que os trabalhadores devem conhecer quanto aos agravos e notificações.
Nesse mesmo sentido e pauta, a explanação da acadêmica de psicologia da UNIGRAN, Andreia Cândido, promoveu uma reflexão acerca dos tipos de agravos em transtorno mental e a promoção da qualidade de vida no trabalho.

O encerramento no período da manhã de ontem, foi realizado pela psicóloga da Saúde do Trabalhador, Angelita Garcia, que fez considerações acerca dos projetos realizados anteriormente com os militares do município.

Já no período da tarde, o tema “Maio Amarelo” foi apresentado para os profissionais que trabalham como motoristas, com foco na prevenção de acidentes de trânsito, recorrentes na região e que, muitas vezes, não são identificados como acidente de trabalho.

Infere-se que essas categorias de trabalhadores está expostas aos riscos da profissão e possuem determinantes individuais de saúde, que podem comprometer na execução da atividade. O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Flávio Gomes Filho, fez uma fala sobre a realidade das leis de trânsito e o descumprimento da legislação. 

O instrutor de trânsito, Júlio Faria, apresentou de forma dinâmica diversas questões encontradas no trânsito e as formas de prevenção. Ainda ontem, o Detran participou realizando atividades de circuito utilizando os óculos 3D de simulador de embriaguez.

A Semana do Trabalhador continua com a programação hoje e amanhã, 12 e 13. Nesta quinta-feira, 12, na programação com palestras com profissionais de saúde e das forças de segurança pública.

SIMULAÇÃO PÚBLICA
Na próxima sexta-feira, 13, às 8 horas, a população de Aquidauana poderá assistir ao Simulado Integrado de Atendimento a Acidentes de Trânsito, que acontecerá na Rua Giovane Toscano de Brito, em frente a Escola Erso Gomes.

A ação contara com a participação do Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Perícia da Polícia Civil, Detran e do Departamento Municipal de Trânsito de Aquidauana.

Essa ação integra a programação da campanha "Maio Amarelo" e, também, das atividades promovidas da Semana do Trabalhador.

Fonte: AGECOM


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h